terça-feira, 19 de maio de 2009

megalomania

É sempre vísivel em nossa cidade um complexo de megalomania entre sua população referente aos setores da classe média. Em Belém, se você aufere rendimentos de determinadas proporções, têm motivos para se considerar uma espécie cidadão de "Beverly Hills" no Brasil. O fato é o seguinte: a maioria da população paraense de classe média, ou classes B e C, em sua maioria, tem um complexo de megalomania, entendo-se "superior" aos demais, e considerando que possui justificativa suficiente para ser esnobe, arrogante e mandar em todo mundo.
O fato é que nós, paraenses, e mais especificamente belenenses, temos a pura noção da cidade em que vivemos. Belém é uma cidade do Norte do Brasil, a região mais pobre do Brasil, ou seja, onde menos circula renda, o que, por conseqüência, faz com que a ppulação de baixa renda seja significativamente superior a minoria. Isso gera uma desigualdade tremenda, juntamente com a proliferação de "favelas", invasões e bairros onde predomina a extrema pobreza.
Por mais que a situação do país venha melhorando muito nos últimos anos, ainda não é suficiente para vislumbrar para nossa região uma perspectiva igual ao do eixo Centro-Sul do país.
Além disso, nesta cidade, pela sua distância e sua "recente" conexão com o resto do país (vide Belém-Brasília em meados de 70), tem em seu teor uma população predominantemente provinciana, ou seja, com ares de cidade pequena, no popular, "matuto". Dessa maneira, muitas pessoas, recentemente, ascenderam socialmente, graças ao crescimento econômico mundial recente e mais especificamente o brasileiro. Frente à isso, podemos colocar que isto tornou os belenenses de certa forma deslumbrados com a magnificitude do poderio econômico ao qual não estavam acostumados.
Fora esses, podemos citar imigrantes de outras regiões do país e lugares ainda menos favorecidos que vieram em busca de emprego e acabaram por ascender socialmente e financeiramente, encontrando seu lugar.
Em poucas palavras, a maioria ainda sem capacidade de encontrar seu lugar em uma sociedade predominantemente moderna, onde o individualismo deveria ser deixado de lado, em prol da maioria, ao menos na teoria.
Tudo isso faz com que Belém seja isso que é atualmente, com seus problemas e suas características entre sua população mais abastada, carecendo de uma mentalidade e sofrendo de problemas que ainda precisam entrar na cabeça dessas pessoas para começarem a serem corrigidos.

Nenhum comentário: