quarta-feira, 18 de março de 2009

homem

Muito bem, dois meses parado e eu aqui de volta. E volto falando sempre do mesmos assuntos. O comportamento agoniante dos cidadãos da minha pequena grande cidade. Na verdade, não tenho mais nem palavras pra ficar descrevendo se o que me irrita é X ou Y, assado ou cozido. Finalmente, descobri que tudo me irrita, e não é só nessa cidade não, são as pessoas.
É a maneira com que as pessoas atualmente vêem o mundo. Não falo só da ânsia materialista cultuada no mundo conteporâneo, mas da descrença nos valores morais e na tradição, seja ela qualquer uma. Creio que, de uma maneira ou de outra, o homem entrará em colapso. Veja bem, não sou crítico do capitalismo. Muito pelo contrário, pois acredito que o Neoliberalismo seja a política mais adequada à prosperidade das nações atualmente.
O que ocorre é que há sempre uma busca pela tecnologia, pelo desenlvimento, pela prosperidade, material, é claro.
O homem esqueceu-se do maior e mais abstrato conceito descoberto pelo homem moderno: a felicidade, seja ela o que for. Seja correr atrás de borboletas em uma linda paisagem nórdica, seja estar em uma cidade fria pegando neve, seja ela comer sushi eternamente e por aí vai. A importância da felicidade foi totalmente desvirtuada em nosso mundo moderno.
Em minha crença, essa busca desvairada e incessante pelo topo do nada vai resultar em consequências catastróficas, cedo ou tarde. O mundo, (entenda-se a terra, pelo "modesto" conceito) irá entrar em colapso. As pessoas um dia pararão, olharão em volta de si e se perguntarão: o que eu estou fazendo aqui? Isso obviamente no dia em que elas atingirem um estágio de pensamento e inteligência suficiente para refletir criticamente sobre esse assunto e questionar-se dessa maneira.
Assim, tudo mudará. Todos os conceitos mudarão. Toda essa busca pelo nada terminará. As guerras acabarão. As brigas terminarão. Tudo reflorescerá, como uma inominável primavera da vida. Então, o planeta terra deixará de ser um planeta de provas e espiações¹, e o homem conhecerá um novo período de plenitude, desta vez espiritual.


1. Segundo a doutrina espírita de Allan Kardec, o planeta terra é um mundo de provas e expiações, uma espécie de purgatório, onde ainda existem muitos elementos negativos de planos inferiores, tais como violência, criminalidade, corrupção, dentre outros. Segundo esta mesma doutrina, o planeta deixará de ser desta maneira, e será elevado a uma outra condição superior, onde estes elementos desaparecerão.

Nenhum comentário: